A AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul) realizou a verificação das bombas medidoras de combustível líquido no município de Dourados. Como é o município com o segundo maior número de bombas medidoras do estado, as verificações iniciaram em janeiro e encerraram em maio. Foram verificados 590 bicos com índice de reprovação de 8%. A AEM-MS é órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro.
De acordo om Luciana Boni Cogo, Diretora Técnica da AEM-MS, entre os motivos das reprovações foram constatados: erro máximo admissível, iluminação deficiente, mau estado de conservação entre outros.
Para garantir o direito do consumidor, existe uma medida de volume (20 litros) nos postos para medir a quantidade certa marcada pela bomba medidora. O consumidor pode garantir seu direito pedindo um teste com a medida de volume de 20 litros devidamente verificada pelo Inmetro.
O presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, destaca que “para garantir uma justa relação de troca, os instrumentos devem estar dentro das normas e regulamentos técnicos do Inmetro, afinal, ninguém quer pagar pelo que não está recebendo”.
#fiscalização #anodibrasil #inmetro #dourados #semagroms