Campo Grande (MS) – A AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão delegado do Inmetro, realizou nos dias 22 e 23/03/2023, a destruição com destinação sustentável de produtos apreendidos entre os anos de 2021 e 2023, em caráter definitivo, com processos devidamente encerrados em conformidade com a legislação vigente.
Entre os produtos estão brinquedos, eletrônicos, fios e cabos de alta e baixa tensão, pneus, adaptadores de plugue e tomadas, lâmpadas Led e panelas metálicas por estarem sem a certificação do Inmetro, oferecendo risco ao consumidor.
Todo o material foi devidamente descaracterizado, inutilizado ou destruído e entregue à Associação dos Recicladores de Eletroeletrônico de Campo Grande (RECIC.LE), que dá a destinação ambientalmente correta, conforme prevê a legislação. O processo de destruição foi acompanhado por uma comissão de servidores da AEM/MS.
De acordo com o diretor presidente da AEM/MS, Marcos Derzi, “Por se tratar de material irregular, não pode ser doado, já que oferece riscos à população e por isso são destruídos. Pela legislação, esses produtos deveriam ter passado por ensaios de conformidade que atestam sua segurança e qualidade”, explicou.
É importante que o consumidor adquira produtos eletroeletrônicos somente no mercado formal, com procedência, e que estejam certificados pelo Inmetro, pois isso significa que passaram por ensaios e testes que atendem aos padrões estabelecidos para a comercialização e uso.
Acesse nossos canais e registre sua manifestação!
0800 067 5220