Entre os dias 8 e 12 de fevereiro a AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro, realizou a verificação das bombas medidoras de combustível liquido nos municípios de Corumbá e Ladário.
Em Corumbá, foram verificados 124 bicos com índice de reprovação de 13.7%. Em Ladário, foram verificados 7 bicos e todos foram aprovados.
Os motivos das reprovações foram diversos: Erro máximo admissível, vazão máxima medida inferior à 50% da vazão máxima da PAM, sistema de desligamento automático superior a 60 s, mal estado de conservação, entre outros.
De acordo com o presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, “a competência de fiscalizar as bombas de combustíveis líquidos é da Agência Estadual de Metrologia, por força do convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Assim, fazemos as fiscalizações nos 79 municípios do Estado”.
Com informações da diretora Técnica Luciana Boni Cogo.