Alerta: na hora de comprar presente para o Dia das Mães confira o selo do Inmetro no produto

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 5, 2021 as 08:33 | Voltar

O Dia das Mães está chegando e o comércio já se prepara para uma das datas comemorativas mais rentáveis do ano.

Para ajudar o consumidor em um dia tão importante, o Inmetro preparou uma lista de dicas para compras seguras. As duas principais são: não compre no comércio informal e verifique sempre o selo do Inmetro, que é a evidência de que o produto passou por testes e ensaios que garantem a sua conformidade com as exigências previstas na legislação.

Eletrodomésticos

No Brasil, os eletrodomésticos são certificados compulsoriamente pelo Inmetro. Isso significa dizer que refrigeradores, freezers, fogões, ares-condicionados, ferros de passar roupa, pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras e outros mais de 170 produtos precisam ser testados e ensaiados principalmente no quesito segurança elétrica e critérios técnicos de avaliação da conformidade, antes de chegarem ao mercado.

Além do selo de conformidade do Inmetro, alguns eletrodomésticos também são classificados em relação ao nível de sua eficiência energética e, por isso, também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) que classifica, com faixas coloridas de ‘A’ (mais eficiente) até ‘E’ (menos eficiente). “É importante destacar que, ao longo da vida útil, o produto eficiente proporcionará uma grande economia em energia, às vezes até o valor equivalente a um produto novo”, ressalta Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científico (Divet), acrescentando que o consumidor deve considerar a ENCE na hora de decidir qual produto comprar.

Eletrodomésticos que fazem barulho, tais como aspirador de pó, secador de cabelo, liquidificadores, entre outros, precisam, ainda, exibir em local visível na embalagem o selo de ruído do Inmetro que informa a potência sonora do aparelho e fornece ao consumidor informações sobre o som emitido por esses aparelhos, possibilitando fazer a escolha do produto mais silencioso. Portanto, busque sempre a classificação A estampados em produtos menos barulhentos.

Vestuário

Para aqueles que optarem por presentear a mãe com roupas, é importante estar atento à etiqueta do produto. Ela deve conter todas as informações necessárias para o consumidor: dados do fabricante ou do importador, como o CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

Vale destacar que algumas pessoas têm reações alérgicas com o contato da pele com alguns tecidos. Por isso, é fundamental que o consumidor saiba qual é o produto que está adquirindo. “A etiqueta é a orientação de segurança ao usuário. Se o produto for usado de forma correta, não trará problemas”, enfatiza o chefe da Divet.

Pré-Medidos

No caso dos cosméticos e perfumes, produtos que são pré-medidos, a orientação do Inmetro é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala.

Compras pela internet

Nas compras online, os cuidados devem ser redobrados. A dica é buscar sempre sites seguros e de boa reputação para ter certeza de que receberá o produto anunciado. Pesquisar preços com antecedência para checar se os descontos oferecidos são reais é outra recomendação do Inmetro. Sempre exija nota fiscal de compra. Essa é a garantia em necessidade de troca.

Informe acidentes e irregularidades ao Inmetro

Caso desconfie de alguma irregularidade, faça a sua manifestação pela Ouvidoria no Portal de Serviços do Inmetro, ou pelo telefone 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h).

Já em casos de acidentes de consumo envolvendo um produto ou um serviço, faça o relato no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/alerta-na-hora-de-comprar-presente-para-o-dia-das-maes-confira-o-selo-do-inmetro-no-produto

Publicado por: Leonardo de Fretias Lamblem

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.