Balanças falsificadas

Categoria: FISCALIZAÇÃO | Publicado: quarta-feira, setembro 22, 2021 as 11:30 | Voltar

A comercialização de balanças falsificadas tomou proporções gigantescas nos últimos anos. São vendidas principalmente em comércio eletrônico e chamam atenção pelos preços bem abaixo da média de mercado.
Essas balanças não passaram por nenhum controle do Inmetro e podem apresentar erros de pesagem, para mais ou para menos, impedindo que se tenha relações comerciais justas. Importante frisar que o estabelecimento que utiliza balanças falsificadas fica sujeito a multa e apreensão.

A balança apresentada na foto, foi apreendida num pet shop no bairro Tijuca, onde havia comercialização de ração por kg.

Confira as dicas para você não ser enganado:

Comerciantes
• Desconfie de preços muito baixos, principalmente de ofertas provenientes do e-commerce.
• Verifique se a placa de identificação na lateral da balança possui: marca, modelo, ano de fabricação, carga máxima, carga mínima, valor de divisão, classe de exatidão, número da portaria do Inmetro.
• Exija nota fiscal de compra, certificado de garantia e o lacre e o selo de verificação do instrumento.

Consumidores
Fiquem atentos! Unidades de medida diferentes de kg (quilograma) e g (grama), informações que não estão em português e falta das marcas de verificação são indícios de balança ilegal.

#fiscalização#falsificação#inmetro#anodi#aemms#inmetro

Publicado por: Leonardo de Fretias Lamblem

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.