A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEMMS), órgão delegado do Inmetro, através dos servidores da Assessoria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação, Dra. Cristiane Viegas e Renato Pires, reuniram-se hoje (03.04.2024), a convite do Sr. Mengchen Cao, representante da província chinesa de AnHui, com objetivo de aproximar a agência na construção de parcerias em torno de temas como pesquisa e desenvolvimento de tecnologias metrológicas e de qualidade.
Essa conversa deu-se em torno das oportunidades e desafios gerados pela ativação das diversas variantes da denominada Rota Bioceânica, em especial aqueles relacionados à ampliação exponencial do fluxo de comércio entre os países sul-americanos e os países asiáticos.
Ao lado do crescimento da geração de empregos e renda nas economias sul-americanas participantes da Rota Bioceânica, sobrevêm os desafios a serem enfrentados, como a diversidade de legislação e normativas que regem o comércio exterior desses países.
Assim, um esforço na direção da uniformização e harmonização dessa legislação, em especial no tocante às normas metrológicas e de qualidade, torna-se imprescindível, e foi o tema central das conversas mantidas com o representante da província chinesa, ficando claro que as soluções necessárias passam pela incorporação de novas tecnologias e inovações metodológicas nessas áreas de metrologia e qualidade.
Segundo, o Diretor Presidente da AEM/MS, Sr. Marcos Derzi, “Estas tratativas são de extrema importância para o desenvolvimento de nosso Estado, atrelado ao fato das empresas buscarem antecipar-se quanto a qualidade e atualização das referências metrológicas. A AEM/MS através do compromisso firmado com o Governo do Estado, está buscando estreitar cada vez mais os laços sul-mato-grossenses com o mundo, em razão das oportunidades e desafios que o advento da Rota Bioceânica nos trará”.
A reunião alcançou a perspectiva de apoio das entidades públicas e privadas da província chinesa aos esforços da AEM-MS para enfrentar os desafios tecnológicos trazidos pela Rota Bioceânica em diversos aspectos.
Foto e texto – ASCOM/AEM/MS.
Jhonny C. Oliveira
(67) 3317-5769