A AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro, intensificou a fiscalização em produtos com plugue incorporado (carregadores de celular) no ano de 2021. Dos 7.417 carregadores de celular fiscalizados desde janeiro, 3236 foram apreendidos, ou seja, 44% continham materiais ferrosos exatamente nas partes destinadas à condução de energia elétrica, estando em desacordo com a Portaria Inmetro nº 335 de 29 de agosto de 2011.
Realize o teste no seu carregador e veja se você, sua família ou patrimônio estão em risco. Com um imã em mãos, aproxime-o do plugue do seu carregador. Se ocorrer uma imantação, também chamada comumente de atração, seu carregador deve ser descartado.
Para ter certeza de que está adquirindo um produto original, tenha em mãos o número do selo ANATEL e faça a consulta através do link https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/certificacao/fornecedores-de-selos-de-seguranca
O Diretor Presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues dá algumas dicas: “Além de verificar a veracidade do Selo da Anatel, dê preferência a materiais robustos de melhor acabamento e peso. Os falsificados tendem a ser mais leves, por estarem vazios por dentro. E não se esqueça, adquira o produto em estabelecimentos legalizados exigindo sempre a nota fiscal”.