Governo prorroga convênio com o Inmetro e garante serviços prestados pela AEM-MS no Estado

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: quarta-feira, novembro 29, 2017 as 12:55 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado prorrogou por mais dois anos o convênio com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) e assegurou a continuidade dos trabalhos realizados pela AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia em Mato Grosso do Sul). O convênio 007/2013 Inmetro, abrangia o quadriênio 2013/2017 e foi prorrogado até 2019, garantindo o cumprimento do cronograma de investimentos e modernização previstos pelo órgão.

A prorrogação do convênio foi assinada na segunda-feira (27), na sede nacional do órgão federal, na cidade do Rio de Janeiro, pelo presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo e o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues. A Agência é um órgão estadual vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar e delegado do Inmetro.

“Tivemos que fazer ajustes e adequações ao planejamento financeiro da AEM-MS devido ao contingenciamento dos repasses do governo federal, ocorrido entre 2015 e 2016. Conseguimos manter os serviços da Agência sem nenhum prejuízo à população. Agora, com o orçamento equilibrado e o convênio prorrogado, vamos dar sequência ao nosso cronograma de investimento e modernização”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Entre os investimentos previstos está a construção de um novo laboratório e a reforma da área de volumetria, onde são feitas as verificações de caminhões-tanque. “Além dos investimentos, devemos fazer uma chamada de pessoal aprovado no último concurso realizado pela AEM-MS. Serão novos agentes metrológicos e auxiliares que deverão passar a compor a equipe da Agência. Tudo isso não poderia ser feito sem a prorrogação do convênio”, reforçou o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues.

Excelência e pioneirismo

De janeiro a outubro de 2017, ano em que completa 35 anos de criação, a AEM-MS já concluiu 103% do planejamento previsto para ser executado no período. Até 31 de outubro, a Agência realizou 62.790 verificações; 34.600 fiscalizações e emitiu 3.478 notificações. “Obtivemos índices de excelência num período de repasses reduzidos por parte do governo federal, tudo isso sem prejuízo ao trabalho de verificação, inspeção e fiscalização desempenhado pela AEM-MS”, lembra Jaime Verruck.

Neste ano, a AEM-MS também foi o primeiro órgão de metrologia do país a fazer o processo de verificação dos mototaxímetros que estão sendo instalados pelos mototaxistas de Campo Grande. O uso do novo instrumento de medição agora é obrigatório na Capital sul-mato-grossense e a Agência investiu na capacitação e habilitação de seus agentes para a verificação do equipamento homologado pelo Inmetro, num trabalho pioneiro no Brasil.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.