Inmetro avalia as garrafas térmicas de uso doméstico

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 25, 2016 as 13:32 | Voltar

A partir do relato de consumidores, o Programa de Análise de Produtos do Inmetro analisou em laboratório amostras de modelos de nove marcas de garrafas térmicas de uso doméstico, com o objetivo de avaliar o desempenho e a segurança do produto. Destas, apenas uma foi considerada não conforme, pois possuía uma capacidade volumétrica abaixo do informado na embalagem, além de ter sido reprovada na avaliação de eficiência térmica.

“Os resultados revelaram uma tendência de conformidade do produto disponível no mercado nacional. Recebemos os relatos dos consumidores por meio da Ouvidoria do Inmetro, a maioria relacionada à dificuldade em conservar a temperatura do líquido por muito tempo; e registros de acidentes no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), associados a queimaduras em geral”, comenta Isabel Loureiro, responsável pela Análise.

Para a avaliação, realizada no Laboratório de Termometria e no Laboratório de Fluídos, ambos localizados no Campus do Inmetro em Xerém, foram verificados seis requisitos, como o de eficiência térmica, para verificar a capacidade de conservar a temperatura do líquido, e o de impacto, para avaliar a capacidade de não haver quebra no caso de queda.

“Com os resultados, o Inmetro solicitará à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o aperfeiçoamento da norma técnica brasileira atualmente vigente para o produto”, completa Isabel.

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=3850

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.