O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) firmou mais uma parceria estratégica voltada à inovação tecnológica. Desta vez, o apoio técnico da instituição foi essencial para que a startup Sollytch, especializada em soluções de rastreabilidade e controle de insumos agrícolas, conquistasse recursos em um edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o CPqD.
Startup é um termo usado para descrever empresas emergentes, geralmente de base tecnológica, que buscam desenvolver produtos ou serviços inovadores com alto potencial de crescimento. No caso da Sollytch, faz parte da estratégia ampliar o uso de tecnologias portáteis e ágeis garantindo seu desempenho amplamente aceito com transparência e segurança.
O projeto contemplado, intitulado “Rastreabilidade Química Inteligente na Era da Blockchain”, conta com a expertise dos pesquisadores do Laboratório de Metrologia em Informática (Lainf) do Inmetro, que participaram da elaboração da proposta submetida ao edital. A iniciativa prevê a criação de uma plataforma digital baseada em tecnologia blockchain — um sistema de registros digitais descentralizados e altamente seguros, que garante a integridade e a transparência das informações —, com o objetivo de aumentar a inserção de tecnologias metrologicamente validadas para mercados cada vez mais exigentes.
Segundo o pesquisador do Inmetro, Wilson S. Melo Jr., a colaboração reforça o papel da instituição na criação de soluções tecnológicas relevantes: “O Inmetro tem se posicionado cada vez mais como um agente estratégico no apoio à transformação digital da indústria”.
“Neste caso, contribuímos com o nosso conhecimento técnico para estruturar uma solução robusta e segura, que atenda às exigências de rastreabilidade e conformidade do agronegócio nacional”, afirmou o pesquisador.
A Dra. Monica Viana, diretora executiva da Sollytch, enfatiza: “Essa colaboração permite ampliar o mercado de produtores agrícolas que adotam nossas soluções de rastreabilidade química através de uma tecnologia em que a transparência vem com a agilidade que o mercado busca”.
Nos próximos meses, parte dos recursos obtidos pela Sollytch será destinada à contratação de serviços de desenvolvimento tecnológico do próprio Inmetro. A expectativa é que essa colaboração resulte na entrega de uma plataforma inovadora que amplie as funcionalidades dos produtos já desenvolvidos pela startup, consolidando ainda mais a aplicação de tecnologias emergentes como a blockchain no campo da metrologia e da rastreabilidade química.