A Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concluiu mais uma edição da sua auditoria interna, realizada entre os dias 11 e 28 de agosto de 2025. O processo teve como foco assegurar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da área, conforme previsto na norma NIE-Cgcre-014.
A auditoria teve como objetivo verificar se o Sistema de Gestão da Cgcre está alinhado à norma ABNT NBR ISO/IEC 17011, que define os requisitos gerais para Organismos de Acreditação que avaliam e reconhecem a competência de Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC). Esta ação é essencial para que o Brasil mantenha o reconhecimento internacional de sua infraestrutura de acreditação, em condições equivalentes a outros países.
Além de checar a conformidade, a auditoria analisou o desempenho do processo de acreditação, apontando pontos fortes e oportunidades de melhoria. O objetivo é garantir a manutenção da competência técnica da Cgcre.
A auditoria foi conduzida por uma equipe interna com experiência em processos de acreditação e documentos normativos aplicáveis, formada pela gestora de acreditação da Divisão de Acreditação de Laboratório, Jeana Rodrigues da Conceição (auditora líder) e os auditores Sandra Saraiva, Simone Liduino, Augusto Poças Cunha e Marcos Barradas.
O escopo da auditoria interna contemplou os esquemas de acreditação conduzidos pela Cgcre, como:
– Inspeção (ABNT NBR ISO/IEC 17020);
– Certificação de sistemas de gestão (ABNT NBR ISO/IEC 17021-1);
– Certificação de produtos (ABNT NBR ISO/IEC 17065);
– Certificação de pessoas (ABNT NBR ISO/IEC 17024);
– Organismos de verificação e validação (ABNT NBR ISO/IEC 17029);
– Laboratórios de ensaio e/ou calibração (ABNT NBR ISO/IEC 17025);
– Laboratórios clínicos (ABNT NBR ISO 15189);
– Provedores de ensaios de proficiência (ABNT NBR ISO/IEC 17043); e
– Produtores de materiais de referência (ABNT ISO 17034).
Segundo o coordenador-geral de Acreditação, Marcos Valério Barradas, a realização periódica da auditoria interna reforça o compromisso com a transparência, credibilidade e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade brasileira. Os resultados e encaminhamentos identificados serão tratados de forma sistemática, com foco no fortalecimento dos processos e na manutenção do Sistema de Gestão.