Na última sexta-feira, 06.09, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), concluíram a operação com foco na fiscalização de empresas fabricantes e distribuidoras do Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32), no Mato Grosso do Sul.
Uma operação conjunta foi realizada para combater fraudes na fabricação e comercialização do Arla 32, um reagente essencial para os sistemas de redução de emissões de poluentes em veículos a diesel fabricados a partir de 2012. Durante a ação, cinco empresas produtoras de Arla 32, localizadas em Campo Grande, Jaraguari, Terenos e Dourados, foram fiscalizadas. Todas estavam operando sem a devida licença ambiental necessária para a produção. Duas dessas empresas, além disso, utilizavam ureia agrícola em sua fabricação, uma prática proibida pelas normas vigentes.
A operação também inspecionou oito distribuidoras e revendedoras do reagente. Agentes ambientais do Ibama e peritos do Inmetro examinaram a conformidade das licenças ambientais e as condições de armazenamento de produtos perigosos, além de realizarem uma vistoria completa nas instalações para identificar a presença de produtos irregulares. Foram realizados testes químicos em amostras de Arla 32 para garantir que o produto estivesse em conformidade com as regulamentações.
Como resultado, foram aplicadas multas ambientais no valor total de R$ 7,6 milhões. Além disso, 48.460 litros de Arla 32 irregular e 67 toneladas de ureia agrícola foram apreendidos. As empresas que estavam em desacordo com a legislação tiveram suas atividades suspensas até que sejam devidamente regularizadas, levando à interdição de mais de 150 mil litros de reagente para comercialização.