Resultado da Operação Especial de Natal

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 14, 2015 as 12:31 | Voltar

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), realizou a operação especial Papai Noel, nos dias 07 e 11 de dezembro em Campo Grande.

Os produtos verificados foram as luminárias tipo mangueira natalina, luminárias pisca-pisca, brinquedos e bicicletas de uso infantil.

Foram visitados 20 estabelecimentos com um total de 1079 produtos verificados, sendo que 43% dos produtos foram reprovados. O maior índice de reprovação ainda permanece com os brinquedos, que, praticamente metade dos itens avaliados, não ostentava o selo de avaliação da conformidade (Selo do Inmetro).

Os produtos que há algum tempo não eram encontrados de forma irregular no mercado e que desta vez apareceram, foram as luminárias tipo mangueira e tipo pisca-pisca. Os fiscais encontraram plugues fora do padrão estabelecido pela norma ABNT NBR 14136 e sem apresentar a marca da conformidade. É de extrema importância ter um produto elétrico certificado, já que os plugues não podem apresentar em sua composição materiais ferrosos, que são os principais causadores de sobreaquecimento nas instalações residenciais e que podem resultar em incêndios.

Todos os estabelecimentos fiscalizados que comercializam bicicletas infantis, apresentaram produtos regularizados. É importante frisar que as bicicletas de uso infantil devem apresentar o selo de avaliação da conformidade, bem como algumas informações obrigatórias referentes ao fabricante.

O resultado geral da operação especial é apresentado a seguir:

Produtos Fiscalizados Reprovados
Brinquedos 848 415
Luminárias tipo Mangueira 30 8
Luminária tipo Pisca-Pisca 194 37
Bicicletas de uso Infantil 7 0

 

Os estabelecimentos notificados possuem dez dias para apresentar o documento fiscal que comprove a origem do produto.

É válido ressaltar que os comerciantes são constantemente orientados a respeito da obrigatoriedade da certificação dos produtos e que todos os anos operações especiais são realizadas com a finalidade de coibir possíveis irregularidades encontradas no comércio em geral.

            Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados através da Ouvidoria da AEM/MS pelo telefone 0800 675220 ou pelo e-mail: ouvidoria@www.aem.ms.gov.br.

natal

dia das crian

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.