Tacógrafos: mais segurança para o transporte escolar

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 1, 2016 as 11:21 | Voltar

Com o período de volta às aulas, pais e responsáveis devem ficar atentos na hora de contratar o serviço de transporte escolar infantil. Muitos consumidores desconhecem, mas o cronotacógrafo, popularmente chamado de tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para realizar esse tipo de condução, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e precisa ser vistoriado periodicamente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e seus órgãos delegados que compõem a RBMLQ-I. O tacógrafo registra informações sobre velocidade, distância percorrida e tempo de parada do veículo, que, no caso de acidentes, podem ser utilizadas em laudos periciais. “O consumidor pode verificar a situação do instrumento por meio do aplicativo de celular, digitando apenas a placa do veículo. É importante que as pessoas saibam se a van escolar que transporta crianças está em dia com a verificação metrológica”, destaca Omer Pohlmann, coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro.

De uso obrigatório para veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e de carga com peso bruto total superior a 4.536 toneladas, o tacógrafo também é conhecido como a “caixa preta” do veículo. No caso da condução escolar, é importante verificar se o veículo tem autorização para realizar o transporte de crianças e adolescentes e se o Certificado de Verificação do Tacógrafo está vigente.

“Na maioria dos acidentes envolvendo caminhões e ônibus, por exemplo, as causas estão relacionadas ao comportamento humano. Assim, ter o registro da conduta do motorista que assume um comportamento de risco é uma das formas de se reduzir estes acidentes. E o tacógrafo, do ponto de vista metrológico, pode ser uma destas alternativas”, alerta Pohlmann.

O consumidor deve exigir destes prestadores de serviço a comprovação de regularidade nos veículos por meio do site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo ou conferir a situação utilizando o aplicativo, disponível somente para smartphones que funcionam com a plataforma Android, com download gratuito no endereço:www.inmetro.rs.gov.br/rbmlqi.

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=3809

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.