A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do INMETRO no estado, reuniu-se com o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Gerson Claro, para apresentar seus principais projetos estratégicos voltados às transformações trazidas pelas rotas bioceânicas, especialmente o Corredor de Capricórnio.
Na ocasião, foi entregue um ofício formal solicitando apoio institucional da ALEMS para as iniciativas da agência, que têm como objetivo principal preparar o estado para os impactos e oportunidades gerados pelo aumento no comércio exterior, circulação de mercadorias e pessoas, e as exigências regulatórias decorrentes da nova logística internacional.
Os projetos apresentados, todos em parceria com instituições de ensino e pesquisa, têm forte viés tecnológico e científico. São eles:
DIGIFRON – Sistema Digital Integrado de Controle e Vigilância de Fronteiras
Desenvolvido com apoio da UNICAMP e UFGD, visa integrar dados de órgãos como Receita Federal, Polícia Federal, ANVISA, Exército e INMETRO, nos moldes do sistema europeu FRONTEX.
METROSUL – Integração de Normas Metrológicas na América do Sul
Focado em harmonizar normas técnicas entre países fronteiriços para facilitar o comércio e reduzir conflitos regulatórios, com previsão de conferências internacionais em São Paulo e MS ainda em 2025.
GREENMETRO – Normas para Medição de Ônus Ambientais
Trata da criação de padrões para quantificar impactos ambientais e suas compensações, com participação da UNICAMP, UFGD, SBM e tratativas com o NIST (EUA), referência mundial na área.
ETMQ – Escola Técnica de Metrologia e Qualidade
Projeto estruturante para qualificar profissionais para os setores industrial e exportador, em parceria com a UCDB e já contemplado no Contrato de Gestão do Estado para 2025.
O Diretor-Presidente da AEM/MS, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, ressaltou que o planejamento antecipado e a integração com a comunidade científica são essenciais para que Mato Grosso do Sul esteja preparado para os desafios e oportunidades que virão com a intensificação da integração sul-americana.
A reunião reforça o papel estratégico da AEM/MS no desenvolvimento estadual e a importância do suporte da Assembleia Legislativa para garantir avanços institucionais e tecnológicos capazes de posicionar o estado como referência nacional em metrologia, qualidade e inovação.
Foto e Texto: ASCOM/AEM/MS