A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEMMS), órgão delegado do Inmetro, através dos servidores da Assessoria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação, Dra. Cristiane Viegas e Renato Pires, reuniram-se na última sexta-feira (05.04.2024), no escritório da representação da Província de Tarapacá (Chile) com membros do governo desta.
Neste encontro, estiveram presentes ao encontro, o Gerente Geral da Corporação de Desenvolvimento de Tarapacá (região Norte do Chile), Alvaro Jorquera Tapia, e o Conselheiro do Governo Regional de Tarapacá, German Quiroz, Oscar Tapia – Escritório de Tarapacá em Campo Grande – MS, Fabio Roberto Cordeiro – Gestor de Negócios internacionais do escritório de Tarapacá em Campo Grande – MS.
O tema tratado foi sobre os desafios da Rota Bioceânica no campo da Metrologia, em face do aumento significativo do fluxo de comércio entre os países integrantes da referida rota, o que ensejará no ajuste e integração âmbitos referentes a entidades metrológicas dos mais diversos países, para lidar com esse desafio.
Segundo, o Diretor Presidente da AEM/MS, Sr. Marcos Derzi, “Seguimos buscando cada vez mais estreitar os laços com as nações parceiras, com foco principal do nosso Estado se posicionando de maneira internacional, e adequando-se diante dos desafios da Rota Bioceânica no campo da metrologia, em Mato Grosso do Sul”.
Através dessas tratativas iniciais, à AEM/MS recebeu o convite para participar do próximo Fórum da Rota Bioceânica, que ocorrerá em junho próximo, no Paraguai, apresentando as suas contribuições ao diálogo entre as nações sul-americanas rumo a um sistema metrológico integrado para os países participantes da referida rota.
Foto e texto – ASCOM/AEM/MS.