AEM-MS inspeciona e aprova bancada de ensaios de hidrômetros utilizada pela Sanesul

Categoria: Geral, NOSSO TRABALHO | Publicado: segunda-feira, setembro 28, 2020 as 20:07 | Voltar

Campo Grande (MS) - Entre os dias 21 e 25 de setembro de 2020, a AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), realizou a inspeção da bancada de ensaio de hidrômetros instalada na sede da Sanesul, em Campo Grande. Nesta bancada a Sanesul realiza as verificações de medição dos hidrômetros que são instalados nas residências dos consumidores atendidos pela empresa. A bancada foi aprovada.

O objetivo da inspeção da AEM-MS foi o de verificar se existiam vazamentos (como furos, trincas ou porosidades que possam deixar a água sair ou entrar ar) nos acoplamentos e registros, bem como as medidas de capacidade da bancada instalada na Sanesul, inclusive com ensaios de estanqueidade.

Também faz parte da inspeção verificar se os manômetros e sensores de temperatura estão de acordo com as normas e regulamentos previstos e determinar a incerteza de medição da bancada. Após encerrada essa etapa, conclui-se o trabalho com a emissão de um laudo técnico que, nesse caso, aprovou o conjunto de medição.

A atividade foi realizada pelo agente metrológico da AEM-MS, André Luiz Tenório Dantas que, na oportunidade realizou o treinamento do metrologista do IPEM-MT, Antônio Daltro Neto.

De acordo com o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues, a inspeção é obrigatória nas bancadas a fim de constatar que as mesmas estão aptas a receber os hidrômetros para posterior ensaio de vazão, garantindo assim confiabilidade nas medições do instrumento.

A AEM-MS é vinculada à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e órgão delegado do Inmetro.

Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro

Publicado por: Leonardo de Fretias Lamblem

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.