AEM/MS participa de evento sobre os impactos de fraude em instrumentos de medição

Categoria: CONFIABILIDADE, Geral, NOSSO TRABALHO | Publicado: sexta-feira, fevereiro 9, 2018 as 08:19 | Voltar

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), Nilton Pinto Rodrigues e o agente metrológico Marcos Pereira, participaram em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (7), do Encontro Nacional sobre Balanças Falsificadas e suas consequências para a Indústria Nacional. A AEM/MS é o órgão delegado ao Inmetro no Estado e vinculado à SEMAGRO (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O objetivo do evento foi discutir maneiras para evitar as importações de balanças falsas no país, que tem causado impacto negativo nos fabricantes brasileiros de balanças, prejudicando o consumidor e a economia do Brasil.

No período da tarde, o agente Marcos Pereira acompanhou uma operação especial do IPEM SP em um posto de combustível, em que foi detectada uma nova modalidade de fraude lesando o consumidor na quantidade de combustível entregue.

A Agência Estadual de Metrologia e o Inmetro orientam que os comerciantes não comprem produtos em sites ou locais não confiáveis, que desconfiem do preço muito abaixo de mercado e que busquem informações sobre o produto, pois cada um possui uma “Portaria de Aprovação para Instrumento” publicada pelo Inmetro, acessível no site do órgão.

Orientações

  • Pesquise bastante e dê preferência pela compra em empresas autorizadas pelo Inmetro.
    • Em caso de compra pela internet, veja se a fabricante possui algum e-commerce próprio, caso não, dê preferência por sites especializados.
    • Exija nota fiscal de compra e certificado de garantia.
    • Verifique se o equipamento possui lacre e etiqueta do INMETRO, etiqueta de verificação inicial, placa de identificação e se os dados da placa de identificação correspondem com a nota fiscal.

Denúncia

Em caso de dúvidas ou suspeita de irregularidades, o comerciante ou o consumidor pode denunciar à Agência Estadual de Metrologia na ouvidoria pelo 0800 67 5220 (preferencialmente) ou ouvidoria@www.aem.ms.gov.br e ainda no INMETRO através do telefone 0800 285 1818. A ligação é gratuita e todas as denúncias são apuradas.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.