Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), Nilton Pinto Rodrigues e o agente metrológico Marcos Pereira, participaram em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (7), do Encontro Nacional sobre Balanças Falsificadas e suas consequências para a Indústria Nacional. A AEM/MS é o órgão delegado ao Inmetro no Estado e vinculado à SEMAGRO (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
O objetivo do evento foi discutir maneiras para evitar as importações de balanças falsas no país, que tem causado impacto negativo nos fabricantes brasileiros de balanças, prejudicando o consumidor e a economia do Brasil.
No período da tarde, o agente Marcos Pereira acompanhou uma operação especial do IPEM SP em um posto de combustível, em que foi detectada uma nova modalidade de fraude lesando o consumidor na quantidade de combustível entregue.
A Agência Estadual de Metrologia e o Inmetro orientam que os comerciantes não comprem produtos em sites ou locais não confiáveis, que desconfiem do preço muito abaixo de mercado e que busquem informações sobre o produto, pois cada um possui uma “Portaria de Aprovação para Instrumento” publicada pelo Inmetro, acessível no site do órgão.
Orientações
- Pesquise bastante e dê preferência pela compra em empresas autorizadas pelo Inmetro.
• Em caso de compra pela internet, veja se a fabricante possui algum e-commerce próprio, caso não, dê preferência por sites especializados.
• Exija nota fiscal de compra e certificado de garantia.
• Verifique se o equipamento possui lacre e etiqueta do INMETRO, etiqueta de verificação inicial, placa de identificação e se os dados da placa de identificação correspondem com a nota fiscal.
Denúncia
Em caso de dúvidas ou suspeita de irregularidades, o comerciante ou o consumidor pode denunciar à Agência Estadual de Metrologia na ouvidoria pelo 0800 67 5220 (preferencialmente) ou ouvidoria@www.aem.ms.gov.br e ainda no INMETRO através do telefone 0800 285 1818. A ligação é gratuita e todas as denúncias são apuradas.