AEM/MS fiscaliza balanças em Dourados

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: quinta-feira, junho 8, 2017 as 22:38 | Voltar

A AEM/MS, órgão delegado do INMETRO e vinculado a SEMAGRO, tem uma equipe na cidade de Dourados para fiscalização de balanças que se encontram no comércio.

Somente neste município, desde o início do ano, já foram fiscalizadas 597 balanças, onde o índice de irregularidade encontrado foi de 16%. Ainda restam cerca de 800 instrumentos a ser fiscalizados até final do ano.

As irregularidades mais encontradas são: erro acima do admissível e ausência de informações obrigatórias.

Toda balança utilizada para atividade econômica dever ter modelo aprovado pelo INMETRO e ser verificada periodicamente pela Agência Estadual de Metrologia. Quando aprovado, os instrumentos recebem a marca de verificação subsequente e marca de selagem (lacre plástico).

As balanças utilizadas para venda ao consumidor precisam estar em local iluminado, ter plataforma sólida, nivelada, sem calço e obrigatoriamente zerada. Deve ainda possibilitar livre acesso ao consumidor, de modo que este possa acompanhar a pesagem. Não é permitido ventilador de teto direcionado para a balança, pois este pode influenciar na pesagem.

Em caso de dúvidas reclamações ou denúncias a AEM/MS conta com um canal de comunicação com o cidadão através de Ouvidoria: 0800 67 5220.

 

 

           

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.