AEM/MS participa de Seminário do Inmetro para discutir novas regras para controle de medidores de umidade de grãos

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 9, 2017 as 10:14 | Voltar

Desafios e Impactos no Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos é o tema do seminário que começou na segunda-feira (7), na cidade de Foz do Iguaçu-PR. O encontro foi organizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, buscando a capacitação dos agentes envolvidos nesse processo.

O seminário encerra nesta quarta-feira (9), com uma visita ao Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos, da Regional do Ipem de Cascavel, também a uma Cooperativa para observar como funciona o recebimento de grãos, e ainda uma simulação de uma verificação pós-reparo em instrumento de medição de umidade de grãos.

Nilton Pinto Rodrigues, Diretor presidente da Agência Estadual de Metrologia - AEM/MS e João Carneiro, Diretor de Laboratórios da AEM/MS, representam a Agência no evento. Para Nilton, o grande impacto dessa nova medida é a proteção da atividade comercial, evitando prejuízo entre produtores e compradores de grãos.

Portaria do Inmetro nº 402/2013 – A Portaria do Inmetro número 402, de 15 de agosto de 2013, estabeleceu requisitos para os medidores de umidade de grãos comercializados, que serão exigidos a partir de outubro de 2017. Os instrumentos serão submetidos ao controle legal pelo Inmetro, com aprovação de modelo, verificação inicial e verificações subsequentes.

Publicado por: