A Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão do governo do Estado vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e delegado do Inmetro, realizou entre os dias 16 de maio e 16 de junho a operação especial denominada “pula a fogueira”, com foco nos produtos mais consumidos em festa junina tais como: amendoim, milho para pipoca, amido de milho, vinho, paçoca, entre outros.
O objetivo foi verificar a fidelidade das indicações contidas nas embalagens dos produtos, sendo que foram realizadas 885 avaliações preliminares em postos de venda localizados nos municípios de Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Anastácio. O índice de reprovação geral foi de 0,79%. Os produtos que apresentaram irregularidade foram:
Amendoim confeitado – Marca Kuky
Amendoim crocante – Marca Santa Helena
Amido de milho – Marca Kodilar
Chá mate – Marca Fronteira
Flocos de Milho pré cozido – Marca Milharina
Salsicha para hot dog – Marca Sadia
As empresas autuadas terão 10 dias para apresentação de defesa. No caso de produtos pré medidos, as multas podem chegar à R$ 30 mil, podendo dobrar em caso de reincidência.
Denúncias ou esclarecimentos podem ser registrados através da Ouvidoria da AEMMS pelo telefone 0800 675220 ou pelo email ouvidoria@www.aem.ms.gov.br