Afinal, Para quê serve o Cronotacógrafo?

Categoria: CONFIABILIDADE, Geral, NOSSO TRABALHO | Publicado: quarta-feira, março 23, 2022 as 10:14 | Voltar

Cronotacógrafo é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

A importância do uso do cronotacógrafo vem crescendo ao longo dos anos em consequência do número de acidentes fatais, envolvendo ônibus e caminhões. O instrumento inibe os excessos e ajuda a reduzir os acidentes, uma vez que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do veículo.

Algumas decisões judiciais envolvendo acidentes ou até causas trabalhistas foram baseadas exclusivamente na leitura do disco ou fita instaladas nesses equipamentos.

Todo cronotacógrafo precisa ter Aprovação de Modelo do Inmetro e as verificações obrigatórias ocorrem a cada 2 anos ou sempre que houver reparo no instrumento.

Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo.

Publicado por: Leonardo de Fretias Lamblem

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.