Agência de Metrologia faz visitas de orientação em postos de combustíveis e mercados na Rota em Bonito

Categoria: ROTA DO DESENVOLVIMENTO | Publicado: quarta-feira, abril 27, 2016 as 23:29 | Voltar

Rota do Desenvolvimento - PequenaBonito (MS) - Na manhã desta terça-feira (27), segundo dia da Rota do Desenvolvimento da Região Sudoeste, que acontece em Bonito, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômio, Jaime Verruck acompanhou o trabalho preventivo e de orientação dos técnicos da Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e delegado do Inmetro. Foram feitas visitas a postos de combustíveis e a supermercados do município de Bonito com o objetivo de tirar dúvidas e orientar os comerciantes.

A ação preventiva foi acompanhada pelo presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues, juntamente com o secretário e os agentes metrológicos do órgão, Ricardo Borges e Alberto do Amaral. “Nós tínhamos essa proposta, desde o início do governo, de que os orgãos vinculados da Semade, como o Imasul, AEM-MS e Jucems, incorporassem ações periódicas de orientação aos empresários. Conseguimos aplicar efetivamente essa proposta aqui na Rota da região Sudoeste, em Bonito. A AEM-MS visitou postos de combustíveis e tivemos uma receptividade muito positiva pelos empresários”, afirmou o secretário Jaime Verruck.

“Na AEM-MS já estamos promovendo ações preventivas e de orientação aos comerciantes, em Campo Grande e em algumas cidades do interior, percorrendo postos de combustíveis e supermercados, verificando bombas e balanças, por exemplo”, lembra o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues. A ação da Agência foi aprovada por Roger Rodrigo Cuzinato Bernardo, proprietário do Posto Aroeira – um dos estabelecimentos visitados.

Segundo o empresário, “é muito importante ter esse contato direto com os órgãos competentes, principalmente os fiscalizadores, para que nós possamos nos orientar. As visitas da AEM-MS ultimamente ja têm sido de orientação. Antes, era o tipo de órgão que, quando chegava na empresa, já ficávamos com medo de multa. Agora, já nas últimas visitas tem sido diferente, com orientação e prazos para pequenas adequações”.

Imasul

Roger sugeriu ainda que esse tipo de aproximação seja feita pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). “Temos enfrentado dificuldades em se adequar às solicitações do Imasul. Acho que os postos do interior deveriam ter um tratamento diferenciado em relação aos da Capital, pois nossa realidade é diferente. Por exemplo, demoramos muitos meses para conseguir contratar uma empresa que fizesse a coleta de resíduos sólidos e fiquei com essa pendência no órgão durante todo esse tempo, sem conseguir renovar licença. Os prazos são curtos para fazer as adequações e no interior temos mais dificuldades por conta de distância e etc”.

Sobre essa questão, o secretário Jaime Verruck lembrou que há poucas semanas o Imasul publicou em seu site – www.imasul.ms.gov.br - novos Termos de Referência para a regularização e adequação de postos de combustíveis no Estado, que foram elaborados levando em conta uma série de reivindicações e propostas do Sinpetro, que é a entidade que representa o setor.

Acao Preventiva da AEM-MS ns Rota em Bonito 11

Acao Preventiva da AEM-MS ns Rota em Bonito 10

Acao Preventiva da AEM-MS ns Rota em Bonito 9

Acao Preventiva da AEM-MS ns Rota em Bonito 8

Acao Preventiva da AEM-MS ns Rota em Bonito 6

Acao Preventiva da AEM-MS ns Rota em Bonito 5

Acao Preventiva da AEM-MS ns Rota em Bonito 4

Fotos: Marcelo Armôa/Semade

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.