AGÊNCIA ESTADUAL DE METROLOGIA REALIZA VERIFICAÇÃO EM BOMBAS DE COMBUSTÍVEL NO ESTADO

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: sexta-feira, maio 26, 2017 as 10:36 | Voltar

A bomba de combustível é um instrumento de medição sujeito ao controle metrológico da Agência Estadual de Metrologia de MS, órgão delegado do Inmetro e vinculado à Semagro. Possui marcas de selagem nos pontos previstos na portaria de aprovação de modelo, o que impede seu uso indevido e uma marca de verificação identificando se a mesma está aprovada ou reprovada.
Os agentes metrológicos da AEMMS regularmente vão aos postos de combustíveis para realizar a verificação metrológica. Durante os ensaios, os agentes conferem o volume de combustível medido pelas bombas e se cada item, tais como mangueira, painel, bico, eliminador de ar e gases, plano de selagem, medidor de pulser, lâmpada, dispositivos de bloqueio estão em conformidade com as portarias do Inmetro.

Após os ensaios, as bombas que tiverem sido aprovadas recebem as marcas de verificação do Inmetro (selos e lacres) e o relatório de verificação metrológica. Havendo irregularidade, a bomba medidora é reprovada ou até mesmo interditada e a empresa notificada.

Os postos de combustíveis devem, obrigatoriamente, possuir uma medida de volume de 20 litros, verificada anualmente. E o consumidor pode garantir seu direito pedindo um ensaio com esta medida de volume.

Em casos de dúvidas, reclamação ou denúncia, a AEMMS conta com um canal de comunicação com o cidadão através da Ouvidoria 0800675220

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.