A Agência Estadual de Metrologia (AEM MS) está mantendo conversações com a direção da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), uma organização social sem finalidades lucrativas, que combina entidades públicas e privadas, dedicada ao desenvolvimento da Metrologia, da Qualidade e de suas ciências e atividades correlatas.
A Rede Metrológica do Estado de São Paulo é uma associação, sem fins lucrativos, criada em 14 de agosto de 1998 por empresários, entidades públicas, entidades de ensino, de ciência e tecnologia, com a incumbência de congregar pessoas físicas e jurídicas para a promoção e o desenvolvimento da Metrologia no âmbito do Estado de São Paulo.
O seu surgimento deveu-se à necessidade de se criar uma entidade que pudesse reunir e integrar os laboratórios de Calibração e Ensaios do Estado de São Paulo para de forma organizada, para poder representá-los junto aos organismos públicos e privados. Além disso, foi vista como a solução para o desenvolvimento da competência técnica e de gestão para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
A REMESP tem um calendário anual de eventos extremamente significativo, em prol da Metrologia e da Ciência da Qualidade, como o exposto abaixo.
https://www.remesp.org.br/eventos/programa/metroalimentos-2023/
O METROALIMENTOS 2023, evento com a marca REMESP, que tem por objetivo disseminar o conhecimento da Metrologia entre empresários fabricantes de produtos alimentícios, laboratórios de análises e pesquisadores de tecnologias para a qualidade dos alimentos e do agronegócio, como ferramenta para tomada de decisões e para a melhoria dos processos de toda a cadeia produtiva dos alimentos e bebidas.
Nesse evento, os principais temas que serão abordados são muito interessantes para a indústria de alimentos e bebidas, como os que se vê na programação do quadro abaixo.
Também muitas tecnologias relacionadas à infraestrutura para a qualidade dos alimentos e bebidas serão apresentadas nesse evento da REMESP, ao lado de tecnologias digitais, tais como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e outros aplicativos tecnológicos importantes para acelerar os processos de modernização e tomada de decisões.
Parte das conversações da AEM MS com a REMESP objetiva trazer para Mato Grosso do Sul o conhecimento e a experiência acumulados pela entidade na harmonização do relacionamento público-privado no campo da Metrologia e da Ciência da Qualidade, podendo vir a resultar na criação de uma solução semelhante para nossa região, inclusive com a reprodução de eventos dessa natureza e com essa qualidade aqui no Estado.
Como a economia do Estado de Mato Grosso do Sul é fortemente baseada no agronegócio e na agroindústria, esse evento promovido pela REMESP é uma boa oportunidade de atualização técnica, gerencial e tecnológica para os empresários e autoridades do setor, recomendando-se a participação.