Agência Estadual de Metrologia verifica bombas de combustível em Maracaju

Categoria: FISCALIZAÇÃO, NOSSO TRABALHO | Publicado: segunda-feira, abril 12, 2021 as 17:14 | Voltar

A AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul) realizou a verificação das bombas medidoras de combustível líquido no município de Maracaju entre os dias 5 e 9 de abril de 2021. Foram verificados 113 bicos com índice de reprovação de 11%. A AEM-MS é órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro.

De acordo om Luciana Boni Cogo, Diretora Técnica da AEM-MS, entre os motivos das reprovações foram constatados: Sistema de desligamento automático superior a 60 s, erro máximo admissível, vazão, iluminação deficiente entre outros. Uma bomba foi interditada por erro muito acima do permitido, gerando um auto de infração contra o detentor do instrumento. Houve também, ainda, uma autuação por lacre rompido.

Para garantir o direito do consumidor existem medidas de volume (20 litros) nos postos para medir a quantidade certa marcada pela bomba medidora. O consumidor pode garantir seu direito pedindo um teste com a medida de volume de 20 litros.

O presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, lembra que “o posto de combustível em que foi encontrada a irregularidade estará sujeito à penalidade e só poderá colocar a bomba em funcionamento novamente após reparo realizado por mecânico devidamente credenciado”.

Publicado por: Marcelo Armôa

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.