Agência Estadual de Metrologia verifica taxímetros nos municípios de Corumbá e Ladário

Categoria: FISCALIZAÇÃO | Publicado: segunda-feira, julho 31, 2017 as 11:02 | Voltar

Campo Grande (MS) – Técnicos da Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e delegado do Inmetro realizaram de 24 a 27 de julho a verificação dos taxímetros instalados nos táxis dos municípios de Corumbá e Ladário.

A verificação dos técnicos da AEM-MS foi realizada num determinado percurso com uma distância já definida pela legislação do Inmetro. O objetivo é verificar se o registro do valor da corrida está de acordo com a distância percorrida. Além disso, verifica-se o aro do pneu, certificado de verificação referente ao exercício anterior e documentação do veículo.

Em Corumbá foram verificados 80 taxímetros, sendo 15 deles reprovados (com display queimado e/ou mal estado de conservação). No município de Ladário foram verificados 5 taxímetros, sendo 4 deles reprovados. Como existe mecânico autorizado na região para fazer os devidos reparos, os equipamentos passaram por manutenção, foram novamente verificados pelos técnicos da AEM-MS de aprovados. Ao menos 7 motoristas de táxi em Ladário não compareceram para a vistoria, nem justificaram e receberão notificação de autuação.

Aos usuários de táxi, a AEM-MS recomenda que, ao entrar no veículo seja verificado se o taxímetro está lacrado; verificado se existe o selo de verificação subsequente do Inmetro; observado se o taxímetro está instalado em local visível e sem empecilhos que possam atrapalhar a visualização das marcações, tanto valor a ser cobrado quanto de bandeira, seja ela 1 ou 2.

Denúncias ou reclamações podem ser registradas por meio da ouvidoria da AEM/MS, pelo telefone 0800 675 220 ou pelo e-mail ouvidoria@www.aem.ms.gov.br.

Com informações de Luciana Boni Cogo

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.