Escadas domésticas, só com selo do INMETRO

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, janeiro 6, 2016 as 11:59 | Voltar

Agora todas as escadas metálicas de uso doméstico comercializadas no Brasil devem apresentar o selo do INMETRO.

O selo atesta que as escadas domésticas estão em conformidade com as exigências de segurança, especificação de degraus, inclinação para a lateral, braço de reforço, estrutura, estabilidade, entre outros.

A necessidade de certificação deu-se através do alto índice de acidente de consumo monitorado pelo SINMAC – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo. Sendo assim, é de suma importância que o consumidor compre apenas escadas domésticas certificadas. O regulamento, no entanto, não se aplica às escadas de uso profissional.

O prazo para adequação por parte dos fabricantes encerrou-se em 14/11/2014 e para comerciantes em 14/11/2015.

A AEM-MS, órgão delegado do INMETRO, vinculado à SEMADE – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, continuará a fiscalizar escadas metálicas de uso doméstico ao longo deste ano em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Os consumidores que encontrarem escadas metálicas para uso doméstico sem o selo do INMETRO no varejo, poderão denunciar através do 0800 67 5220 ou pelo e-mail: ouvidoria@www.aem.ms.gov.br

Dúvidas de empresários podem ser esclarecidas pelo telefone 3317-5770.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.