Inmetro alerta para o recall do aspirador Rexair LLC

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 18, 2020 as 10:48 | Voltar

O Inmetro alerta para a campanha de recall que a Rexair LLC está promovendo para o Aspirador de pó Rainbow SRX, modelo RHCS19, Tipo 127, fabricado entre 14.6.2019 e 15.1.2020. De acordo com a empresa, a troca se faz necessária devido à possibilidade de ruptura do circuito integrado, o que pode ocasionar incêndio na unidade externa.

O chamamento é voluntário e foi comunicado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e ao Inmetro.

O consumidor que adquiriu o aparelho poderá entrar em contato com a fabricante por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone (11) 3877-0656, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h ou pelo e-mail: sac @sevencolors.com.br.

Ocorrências no exterior

Em 12 de março e 14 de abril deste ano a Rexair LLC nos Estados Unidos foi informada sobre dois incidentes similares envolvendo incêndios no Rainbow SRX - um nos EUA e outro no Canadá. Nenhum deles resultou em ferimento ao usuário, apenas danos no produto.

Após investigação interna para determinar a causa dos incidentes de incêndio constatou-se que o fogo foi causado pela ruptura do circuito integrado localizado na placa de circuito da unidade, que pode causar uma faísca que, em alguns casos, pode escapar por um pequeno vão no compartimento interno ao redor da placa. Melhorias já foram implementadas em novos modelos e, nos países onde foram identificados lotes com a falha, o recall e o reparo gratuito do produto foram realizados. Não há relatos de acidentes no Brasil.

Como o produto é regulamentado e de certificação compulsória de acordo com a Portaria Inmetro nº 371, de 29 de dezembro de 2009, o Instituto orienta que:

  • O usuário que possuir o aspirador dos modelos e números de série indicados no recall deve suspender imediatamente o uso;
  • Para proceder à substituição do produto de forma gratuita e obter informações sobre forma e local de atendimento, entre em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Rexair LLC.

 

Relato de acidentes

O Inmetro reforça aos consumidores que sofreram algum tipo de acidente com produtos a importância de relatarem o fato ao Inmetro: www.inmetro.gov.br/sinmac. O objetivo é identificar os produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança do consumidor para aprimorar critérios de avaliação em prol da segurança do usuário.

fonte:https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/noticias/inmetro-alerta-para-o-recall-do-aspirador-rexair-llc

Publicado por: Leonardo de Fretias Lamblem

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.