Inmetro libera nova funcionalidade para consultas sobre etilômetros

Categoria: CONFIABILIDADE, NOSSO TRABALHO | Publicado: quarta-feira, maio 18, 2022 as 13:20 | Voltar

Certificados emitidos em 2022 também contarão com QR-Code e link de verificação para que qualquer pessoa possa validar sua autenticidade

 

O Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) passou a disponibilizar uma nova funcionalidade para etilômetros, popularmente conhecidos como bafômetros. Com o novo serviço, qualquer pessoa pode ter acesso às informações sobre o instrumento, seu histórico de verificação, e a situação dos certificados emitidos.

Além disso, os certificados mais recentes contam com um QR-Code e um link de verificação, permitindo que qualquer pessoa possa validar a autenticidade do certificado, se necessário. Ou seja, certificados emitidos em 2022 já saem nesse novo layout. “A ideia é estender o novo formato também para certificados emitidos em 2021, especialmente porque muitos ainda podem estar válidos”, adianta Felipe Batista Ferreira, chefe da Divisão de Controle Legal de Instrumentos de Medição (Dicol) da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel).

Com a nova funcionalidade, não será mais necessário entrar em contato com o Inmetro e solicitar o documento. “A principal razão dessa novidade é o empenho em tornar mais acessíveis ao cidadão informações de grande utilidade”, ressalta Ferreira. De acordo com ele, o próximo instrumento a contar com essa funcionalidade será medidor de velocidade de veículos automotores, “também muito solicitado em consultas recebidas pela Dimel”, completa.

PSIE

O PSIE é uma plataforma ampla, com serviços que vão desde a prestação de contas das empresas autorizadas pelo Inmetro a declarar a conformidade de seus produtos, em ambiente restrito, até a ferramenta de buscas para informações de instrumentos verificados pelo Inmetro.

Para o grande público, no Portal é possível consultar o histórico de diversos instrumentos, como quando o equipamento passou por verificação ou reparo, por exemplo.

As empresas permissionárias, que fazem reparo e manutenção em instrumentos de medição, também prestam contas pelo PSIE.

 

 

Publicado por: Leonardo de Fretias Lamblem

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.