Entre os dias 1 e 15 de agosto de 2024, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, por meio de seus órgãos delegados nos estados, a Operação “Grandes Massas”, com foco na verificação de produtos pré-embalados com conteúdo nominal igual ou superior a 15 kg. A operação abrangeu produtos alimentícios, de limpeza, materiais de construção, produtos agropecuários e produtos para animais.
Produtos pré-medidos ou pré-embalados são aqueles medidos e embalados sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização, conforme os requisitos do Regulamento Técnico Metrológico estabelecido pela Portaria Inmetro nº 248/2008.
Foram realizadas 128 ações em 22 municípios, envolvendo visitas a 122 estabelecimentos. Durante a operação, 1.208 produtos foram inspecionados e, ao todo, foram emitidos 61 autos de infração. As principais irregularidades encontradas incluíram peso abaixo da indicação, erros de simbologia e inconsistências na indicação quantitativa.
As irregularidades foram concentradas principalmente na região Centro-Oeste, onde houve maior incidência de infrações: cerca de 58% das irregularidades.
Segundo Marcelo Morais, diretor de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro, a Operação “Grandes Massas” ressaltou a atuação do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) na fiscalização de grandes massas de produtos pré-embalados. “A importância da operação foi garantir que o consumidor receba produtos na quantidade esperada, uma vez que essas medições são feitas fora da presença do consumidor”, ressaltou o diretor.
De acordo com o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, as inspeções não apenas minimizam os riscos para o consumidor, como também aumentam a segurança para o setor produtivo: “A atuação do Inmetro em conjunto com seus órgãos delegados permite que os comerciantes atuem em um ambiente de concorrência justa, com a certeza de que todos estão sendo verificados”, destacou.
Ouvidoria
Ao identificar que um produto que não está em conformidade com as normas, ou se suspeitar de fraudes ou falsificações, o consumidor deve entrar em contato com o Inmetro por meio do canal da Ouvidoria no site do Instituto ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818 (apenas por telefone fixo), no período de 8h às 16h30.