Durante o mês de setembro foi realizada a inspeção e elaboração dos laudos referente a verificação das bancadas de hidrômetro da Sanesul em Campo Grande. A inspeção foi realizada pela AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul). Nessa bancada a Sanesul realiza as verificações de medição dos hidrômetros que são instalados nas residências dos consumidores atendidos pela empresa.
O objetivo da inspeção, além de ser obrigatória, é verificar a existência de vazamentos (como furos, trincas ou porosidades que possam deixar a água sair ou entrar ar) nos acoplamentos e registros, bem como as medidas de capacidade da bancada instalada na Sanesul, inclusive com ensaios de estanqueidade.
Também faz parte da inspeção verificar se os manômetros e sensores de temperatura estão de acordo com as normas e regulamentos previstos em Portarias Inmetro e determinar a incerteza de medição da bancada. Após encerrada essa etapa, conclui-se o trabalho com a emissão de um laudo técnico que, nesse caso, aprovou o conjunto de medição.
O diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, relata “ a inspeção é obrigatória nas bancadas das concessionárias de águas, com objetivo de constatar que as mesmas estão aptas a receber os hidrômetros para posterior ensaio de vazão, garantindo assim confiabilidade nas medições do instrumento.”
A AEM-MS é vinculada à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e órgão delegado do Inmetro.
#sanesul #inmetro #ana #anodibrasil