RESULTADO DA OPERAÇÃO ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 8, 2015 as 09:47 | Voltar

A Agência Estadual de Metrologia, realizou de 28/09/15 a 02/10/15 a operação especial dia das crianças. O resultado surpreendeu com um percentual de 60% de produtos irregulares, que foram apreendidos, dentre brinquedos, mamadeiras e chupetas fiscalizados nos 101 estabelecimentos visitados.

Foram Reprovados:

2.613 unidades de brinquedos em 4.439 fiscalizados;

178 chupetas em 401 unidades fiscalizadas e

09 unidades de mamadeiras em 217 fiscalizadas;

Dos 188 bicos de mamadeiras analisados, não houve reprovação, assim como os 41 berços infantis em que não foi encontrado nenhuma irregularidade.

Os estabelecimentos notificados têm 10 dias para apresentar o documento fiscal de origem dos produtos.

Todos os anos a AEM/MS, órgão delegado do INMETRO,  fiscaliza esses produtos e sempre orienta para que sejam comercializados somente com a certificação – Selo do INMETRO.

Esse ano em relação ao ano passado, foram encontradas chupetas e mamadeiras customizadas. Esse procedimento descaracteriza a certificação. Os cristais , pérolas e outros objetos usados na customização podem ser ingeridos ou inalados pela criança, trazendo danos à saúde.

  Atenção!

Procure pontos de venda legalmente estabelecidos, jamais em mercado paralelo. Exija sempre a nota fiscal de compra do produto, recibo ou equivalente. Esse simples hábito pode favorecer a reclamação do consumidor no caso do produto ser impróprio para consumo.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados por meio da Ouvidoria da AEM/MS pelo telefone 0800 67 5220  ou pelo e-mail: ouvidoria@www.aem.ms.gov.br

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.