Servidores da AEM-MS fazem treinamento para verificação de medidores de umidade de grãos

Categoria: CONFIABILIDADE, NOSSO TRABALHO | Publicado: segunda-feira, maio 10, 2021 as 14:13 | Voltar

Metrologistas da AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul) realizaram treinamento para verificação de medidores de umidade de grãos. A capacitação foi realizada entre os dias 4 e 6 de maio, nas dependências da AEM-MS, órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro.

A definição do teor de umidade nos grãos é fator primordial no momento da comercialização. Por isso, os medidores de umidade devem seguir as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, “nosso Estado é um dos maiores celeiros de grãos do país e a implantação desse laboratório na Agência Estadual de Metrologia só vem a aprimorar a vocação natural do nosso agronegócio”.

O treinamento foi ministrado pelo Mestre em Engenharia Agrícola do IPEM-PR, Celso Antonio Claser, que abordou temas como: preparação da amostra, análise da umidade (estufa), interpretação de valores, fator de correção, elaboração de certificado e atividade em campo, onde os servidores realizaram “in loco” a verificação de um medidor de umidade.

Com informações de Luciana Boni Cogo, diretora-técnica da AEM-MS.

Publicado por: Marcelo Armôa

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.