Ocorreu na USP, entreos dias 7 e 8 de novembro, o Simpósio Internacional: Rota de Integração Latino Americana, que, trouxe à tona o papel estratégico da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento e segurança das rotas bioceânicas.
O evento, reuniu acadêmicos e especialistas da área, destacando inovações que impulsionam o crescimento econômico da região.
A advogada Doutora Cristiane Martins Viegas de Oliveira, junto ao Professor Doutor Paulo Sérgio de Arruda Ignácio, da UNICAMP, apresentou dois trabalhos relevantes. O primeiro, A Tríade da Integração Sul-Americana: DIGIFRON, METROSUL e GREENMETRO, aborda como esses sistemas são essenciais para a eficiência logística e a sustentabilidade. DIGIFRON facilita a gestão digital de fronteiras; METROSUL garante precisão metrológica em transações comerciais; e GREENMETRO promove práticas ecológicas ao longo das rotas.
Outro trabalho, Transformação do Porto de Santos em um Hub Logístico e o Desenho da Rota Bioceânica pelo Estado de São Paulo, explora como a modernização do principal porto brasileiro pode ser um fator decisivo para otimizar o fluxo interoceânico, conectando regiões produtivas e promovendo uma logística integrada e eficiente.
Segundo o Diretor-Presidente da AEM/MS, Marcos Derzi, “Esses estudos, que serão publicados pela USP, reforçam a importância da metrologia e da logística inteligente na integração sul-americana, com Mato Grosso do Sul como um eixo crucial para o sucesso das rotas bioceânicas. ”
Foto e texto – ASCOM/AEM/MS.