Verificação dos medidores de energia elétrica na AEM-MS

Categoria: CONFIABILIDADE, FISCALIZAÇÃO, NOSSO TRABALHO | Publicado: segunda-feira, junho 28, 2021 as 12:08 | Voltar

Os consumidores sul-mato-grossenses podem acompanhar a verificação dos medidores de energia elétrica na AEM-MS. A verificação deve ser solicitada diretamente à concessionária de energia, que é a responsável pela retirada do equipamento e envio ao laboratório de medição da autarquia, atendendo à Resolução Aneel 414/2010 e Portarias do Inmetro 587/2012 e 285/2008.
A verificação compreende: ensaio visual (cúpula, corpo estranho, lacre) e ensaio metrológico (ensaios de exatidão, de registro e de marcha em vazio). O resultado indica se o instrumento foi aprovado ou reprovado. A AEM-MS verifica anualmente uma média de 4.000 medidores. São equipamentos tanto do estado de Mato Grosso do Sul, quanto dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Os medidores de energia elétrica, são ensaiados em bancada própria com dez posições de energia ativa e reativa, cuja validação anual ocorreu no mês de Abril de 2021 pela Segel/Inmetro.
“Apenas verificamos medidores que chegam acondicionados em embalagem lacrada e sem qualquer sinal de violação”, explica Rodrigo Martinez, metrologista/engenheiro eletricista da AEM-MS.
O Diretor Presidente, Nilton Pinto Rodrigues enfatiza “entre os principais benefícios da atuação do laboratório, destacamos a possibilidade de o usuário/consumidor poder acompanhar as verificações e estas serem realizadas por servidores capacitados e imparciais. Isto representa credibilidade e acima de tudo, transparência nas medições”
A AEM-MS é órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro.

#fiscalização #aneel #inmetro #anodibrasil #semagroms

Publicado por: Leonardo de Fretias Lamblem

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.