Verificação metrológica em radares

Categoria: FISCALIZAÇÃO | Publicado: quarta-feira, agosto 25, 2021 as 11:41 | Voltar

A AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro realizou verificação metrológica entre os dias 23 e 25 de agosto, nos radares localizados nos seguintes municípios:
Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de MT e Coxim, totalizando 27 faixas.
Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A verificação metrológica no radar ou lombada leva de 20 minutos a uma hora. A ação envolve os fiscais da AEM-MS e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em locais de tráfego intenso, é necessário também o apoio da polícia de trânsito.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pela AEM-MS, e estar dentro do prazo de validade.
Quer saber se o equipamento foi verificado? Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento, clique em consulta de instrumentos e defina Medidores de Velocidade.
Tenha em mãos o número do INMETRO e número de Série do instrumento que deseja consultar.

Publicado por: Willian

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.